top
Didática e Educação de Surdos
         
 
Enfim, a Didática Magna foi e ainda é significativo para muitos educadores, para a educação dos séculos passados e para a atualidade, mas que seguimos para muitas outras teorizações educacionais, pois a Didática Magna se enquadra na teoria moderna.
Agora, falemos da Didática Contemporânea, os nossos atuais, os nossos saberes e práticas nestes tempos presentes. Tomemos conhecimento de que a Didática segue vários pressupostos e paradigmas, com passagens em diferentes teorias constituindo as atividades e práticas docentes diferentes em seus campos. Didática Magna, tradicional, moderna, experimental, psicológica, sociológica, especial, cultural... o que não podemos negar é a sua contribuição à Educação.
Desde os primórdios da Didática Magna, até a contemporaneidade nos deparamos com as diferentes teorias sobre o ensino, a aprendizagem, a Didática, o Currículo, a Pedagogia, a Escola... e por conta disso que vivenciamos uma longa tradição. Tradição de disciplinamento, de institucionalização da escola, de governamento de nossos conhecimentos, o que ensinar o que não ensinar o que aprender o que não aprender tudo isso condiz com a tradição de certa Didática de cada época, ainda que nos momentos atuais imperem Didáticas modernas.
Estamos na era da pós-modernidade, em que impera as contestações e lutas culturais, em que criamos a Didática Cultural, como uma estratégia do docente em respeito a diferenças culturais.