top
Didática e Educação de Surdos
         
 
1.2. História: Comenius e a Didática Magna
Para tramitar a Didática em questão o livro Comenius e a Educação, de Mariano Narodowski foi e ainda é a melhor leitura que encontramos Veiga-Neto quando na apresentação do livro diz:
O valor de Comenius para a Pedagogia está no fato de que ele instaura, a partir de numerosos textos, alguns dos mais relevantes mecanismos que se perpetuam ao longo desses últimos quatro séculos na Pedagogia moderna (2004, p.13).

Dizendo em outras palavras, o nascimento da Pedagogia Moderna no século XVII com a Didática Magna, do criador Comenius, foi um marco importante para os séculos que viriam, constituindo dispositivos pedagógicos a que nos submetemos nas instituições escolares. Se não fosse o surgimento da Didática Magna, seria obscura a nossa educação e também não seriamos o que somos se não fosse a sistematização de ensino com a concepção desta Didática Magna, que é um marco importante para aqueles tempos remotos quanto nas mudanças de pensares, no concebimento do conhecimento e na forma de transmissão deste conhecimento. Ou seja, Didática Magna, marca o início da sistematização da Pedagogia e da Didática.
Referenciamos Comenius no inicio desta unidade para entendermos a Didática e suas implicações, uma vez que ele oferece princípios norteadores pelos quais a Pedagogia moderna seria desconhecida para nós, que somos futuros licenciados.