top
Didática e Educação de Surdos
         
 
1.1. Conceituando a Didática
O caminho para a constituição do conceito de Didática é quase inviável dada sua complexidade. Seria confortável e confortador ter à mão um vocabulário com uma definição rápida sobre a Didática. Digamos que, não só da Didática, mas, que também nos situaríamos em outras ocasiões com necessidade de outros conceitos. O intelectual da educação necessita de conceitos e termos para se situar mais facilmente.
Em algumas situações notamos que os termos “ensino, aprendizagem e Didática” parecem pertencer mais a Pedagogia tradicional. O campo teórico educacional tem passado por muitas transformações, é, hoje, muito diversificado. É preciso ter cuidado ao constituir um conceito. Um conceito utilizado em um campo teórico não é o mesmo utilizado em outro. Assim, neste caderno pedagógico com base cultural cada conceito deve tender a este campo. Como falávamos acima: encontramo-nos numa temporalidade cultural fortemente contestada e daí surge a necessidade de o conceito atender a situação teórica. De outra forma, também ele não vai esgotar aqui todos os conceitos sobre Didática.