top
Linguistica Aplicada L8
Na unidade 1, conhecemos os percursos de constituição da Lingüística Aplicada (LA) no Brasil enquanto área teórica e inter/multidisciplinar e pontuamos a necessidade de se desvincular tanto a relação unidirecional com a Lingüística bem como a noção da área como campo de aplicação de teorias. Ao discutirmos sobre o ensino de línguas, na unidade 2, fomos levados a fazer algumas reflexões sobre o que é linguagem, sobre qual é o seu papel na constituição do sujeito e do conhecimento. Para tanto, utilizamos o conceito a partir dos pressupostos de Lev Vygotsky e Mikhail Bakhtin que defendem a visão de um sujeito interativo, social e partícipe na construção de conhecimento sendo a linguagem, portanto, reflexo das relações sociais. Na seqüência – unidade 3 – discutimos a importância de se desenvolver a prática do professor-pesquisador, isto é, do professor em formação construir conhecimentos voltados a uma postura orientada a praticar o exercício da reflexão acerca do próprio ensino que ministra. A unidade 4 trata da importância de concebermos o indivíduo como ser sociocultural, interativo e que se constitui nas relações sociais. Isto significa que o papel do professor (e, conseqüentemente, a relação professor-aluno) refere-se a uma relação social determinada e constituída por um grupo social que interage em um espaço social (sala de aula, escola) instituído pela cultura e por valores da sociedade envolvente. Pensamos, nesta unidade, um pouco sobre a cultura de sala de aula, o discurso pedagógico, e as posturas do professor e suas práticas de ensino.