top
Linguistica Aplicada L8






Unidade 8 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

Buscamos – na disciplina Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua – dialogar, refletir e questionar posições, significados e conceitos teóricos discutidos na LA nos diversos contextos interacionais de uso de linguagem, especialmente àqueles da sua realidade de atuação profissional. O nosso objetivo foi lhes fornecer subsídios, informações e conceitos para que você comece a compreender melhor o papel do professor de língua na educação escolar e algumas das questões que compõem os cenários de sala de aula (linguagem, letramento, interação e situações bi/multilíngües e multiculturais). Procuramos explicitar no texto que ensinar e aprender uma língua são tarefas atravessadas por questões sócio-discursivas, político-ideológicas, metodológicas e culturais, tratando-se de um processo dependente de outras influências societais. Assim, nosso ponto de vista é que a área de Ensino de Línguas, articulada na LA, passe também a ser teorizada a partir de perspectivas da cultura surda e dos contextos de língua de sinais.