top
Linguistica Aplicada L8






Unidade 1 - TIPOS DE PROCESSOS DERIVACIONAIS
Vamos, nesta unidade, preparar o terreno para a discussão das unidades subseqüentes. Para tanto, iremos conhecer e discutir a diversidade lingüística nas escolas e na sociedade brasileira. O objetivo é desconstruir o mito do monolingüismo que é insistentemente perpetuado nas salas de aula em prol da homogeneização, e valorizar e encorajar a pluralidade lingüística e cultural na vida educacional brasileira. Você verá que são vários os contextos bi/multilíngües, de minorias lingüísticas , que podem ser identificados no Brasil. Todas estas questões serão de suma importância para a sua formação, pois é a realidade em que você, futuro professor de línguas, atuará.
Ao longo de nossas reflexões sobre Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, procuramos pontuar algumas das questões que compõem os cenários de sala de aula. Vamos nos deter um pouco agora sobre a realidade bi/multilíngüe em contextos educacionais pensando a importância dessa discussão para a sua formação enquanto professor de LIBRAS para surdos e ouvintes.