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Linguistica Aplicada L8






Você deve estar questionando: Será possível que alguns professores continuam preparando suas classes ignorando as diversidades naturais de um grupo heterogêneo? Sobre este aspecto, Coracini (2003: 45) em seu texto Língua Estrangeira e Língua Materna: Uma questão de Sujeito e Identidade destaca:
... a escola trabalha no sentido de abafar as diferentes vozes que constituem o sujeito, tornando-o mero “repetidor” da voz do livro didático e/ou do professor, seguidor de esquemas e fornecidos a priori, cujo objetivo parece ser o de dar consciência de um processo que também é construído a partir de generalizações e de modelos ideais do “bom leitor”, “do bom produtor de textos”, “do bom aluno”.

No exemplo I , dado por Leffa, que apresentamos no inicio da unidade, relata uma situação entre professor e aluno, que demonstra que o docente impõe sua verdade e busca uma padronização do saber, pois acredita que o s alunos são iguais e devem repetir a sua verdade. Reforça a nossa idéia as palavras de Coracini (2007:155) :
... apesar das mudanças sociais, apesar da aceitação, ao menos em teoria, da diversidade, da diferença, principalmente por parte daqueles que dizem ver o mundo da perspectiva pós-moderna, assiste-se ao reforço da homogeneidade: todo mundo deve compreender um texto do mesmo modo.

Desta maneira, como os professores podem ignorar em sua prática a individualidade do aluno, seus elementos culturais e seu entorno? Sobre este aspecto, destaca Gesueli (2006: 283), ao citar Skliar (1998), em seu texto:
Faz-se necessário ressaltar que a surdez não é homogênea, ou seja, o grupo de surdos não é uniforme. Dentro do que denominamos surdos, fazem parte os surdos das classes populares, as mulheres surdas, os surdos negros, surdos de zona rural, entre outros. Assim, temos os surdos oralizados que não consideram necessária a oficialização da língua de sinais e, em contrapartida, os surdos filhos de pais surdos, usuários da língua brasileira de sinais (LIBRAS), e que não se consideram deficientes auditivos. Enfim, podemos considerar a possibilidade de múltiplas identidades surdas, ou seja, elas são heterogêneas e apresentam diferentes facetas.