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Linguistica Aplicada L8






Aqui iremos discutir a importância de se desenvolver a prática do professor-pesquisador, isto é, do professor em formação construir conhecimentos voltados a uma postura orientada a praticar o exercício da reflexão acerca do próprio ensino que ministrará. Também selecionamos o texto de Maria Marta Furlanetto intitulado “Linguagem e Interação”, no sentido de lhes proporcionar uma leitura complementar para a nossa construção de conhecimento que fundamente a linguagem enquanto instrumento de interação social.
O processo ensino-aprendizagem de línguas no contexto de sala de aula tem sido objeto de pesquisa em visível crescimento nos últimos anos, embora ainda muito por fazer. Não vamos nos deter aqui na análise das metodologias cânones de ensino de línguas, pois estas serão contempladas na disciplina Metodologia de Ensino em LIBRAS como L2 que vocês estudarão no decorrer do curso. Iremos apenas delinear algumas preocupações da LA quanto à sala de aula de língua, destacando-se especialmente o que tem pontuado a lingüista aplicada Marilda do Couto Cavalcanti, sobre se pensar em formar professores de línguas que tenham um espaço para refletir sobre a prática, culminando na idéia do “professor-pesquisador”, que construa um processo de auto-avaliação contínua (Cavalcanti, 1999a: 180):

No dia-a-dia da sala de aula (de línguas) há tantas questões urgentes e emergentes que o professor, geralmente, não tem tempo para observar o que acontece e muito menos a sua prática. Problemas surgem, são contornados da melhor forma possível, nada é registrado e a vida segue. É como caminhar todos os dias na mesma rua. Acabo não vendo a flor que acabou de nascer, e só me dou conta da pedra no meu caminho quando tropeço e, quem sabe, caio.