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Linguistica Aplicada L8






2.1 O enfoque de Vygotsky
O enfoque de Lev Vygotsky , será trabalhado também na disciplina de Escrita de Sinais I, mas para o momento é pertinente para nossa discussão e enlace com Bakhtin. Vygotsky é tradicionalmente considerado um psicólogo do desenvolvimento e um psicólogo da linguagem. Também, em diversas ocasiões, teve reconhecida projeção antropológica e sócio-histórica de sua teoria. Para o autor, a mudança, a ruptura com o adquirido anteriormente, proporcionam ao sujeito uma soma de pequenos acontecimentos que contribuem extraordinariamente para um salto qualitativo em seu desenvolvimento. Assim, cada nova etapa do desenvolvimento do indivíduo representa a negação dialética da etapa anterior. Também Vygotsky chama atenção sobre o papel do sujeito na aquisição do conhecimento. Ele ressalta que não basta o sujeito ser apenas ativo nesse processo, ele deve ser interativo, porque forma conhecimento e se constitui a partir de relações intra e interpessoais. É nessa troca com outros sujeitos e consigo próprio que se internalizam conceitos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos. Então, para ele, a aquisição de conhecimentos se realiza pela interação do sujeito com o meio, e é através da linguagem que as funções mentais superiores (percepção, memória, pensamento) são socialmente formadas e culturalmente transmitidas. Podemos identificar nas bases de sua teoria que o desenvolvimento do indivíduo é o resultado de um processo sócio-histórico e, nesse desenvolvimento, o papel da linguagem é de extrema relevância, pois ela possibilita a elaboração e (re)elaboração de conceitos, as formas de organização do real e serve de mediadora entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Para Vygotsky a linguagem tem duas funções complementares: no plano social (extra-psicológico) proporciona a comunicação, e no plano interno (intra-psicológico), como meio de reflexão. Para saber mais, consulte Vygotski (1979) ..