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Linguistica Aplicada L8
Ao discutirmos sobre o ensino de línguas somos levados, inevitavelmente, a fazer algumas reflexões sobre o que é linguagem, sobre qual é o seu papel na constituição do sujeito e do conhecimento. Para abordamos essa questões, analisaremos o conceito a partir dos pressupostos de Lev Vygotsky e Mikhail Bakhtin que defendem a visão de um sujeito interativo, social e participativo na construção de conhecimento sendo a linguagem, portanto, reflexo das relações sociais. Vinculada a estas noções, encerramos o tópico ressaltando os gêneros do discurso postulados por Bakhtin.
Você deve ter percebido até aqui que quando discutimos sobre o ensino de línguas, inevitavelmente, temos que fazer algumas reflexões sobre o que é a linguagem e seu papel na constituição do sujeito e do conhecimento? É neste sentido que nos fala José Meurer (1997:14) , entre os estudiosos da comunicação, que a linguagem, além de sua configuração lingüística, está concebida como uma forma de conhecimento – dimensão psicológica – e como instrumento de ação social – dimensão social – pois por meio da linguagem os indivíduos interagem e internalizam os papéis sociais. Ao destacar o aspecto social da linguagem J. Meurer se apóia em Lev Vygotsky, autor que tem como sustentação máxima de sua teoria a origem social da linguagem e do pensamento, entendendo o desenvolvimento cognitivo como um processo definido pela cultura na qual o indivíduo está inserido.