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Linguistica Aplicada L8






1.2 Concluindo
O resumo acima tem o intuito de proporcionar uma visão geral das atuais tendências nos estudos na área de Lingüística Aplicada e de situarmos nossa perspectiva, sem, no entanto, incorrermos na ilusão de que todos os alunos compartilhem de nosso entendimento justamente por não acreditarmos que somos os “donos” de nosso dizer. Considerando que já foi possível identificar nosso posicionamento, isto é, o de compreender que a Lingüística Aplicada deve se articular com outras áreas, além da articulação teoria/prática; trataremos de compreender em nossas aulas que o ensino/aprendizagem de língua envolve toda uma complexidade de fatores e de situações e que, sendo assim, não poderemos simplesmente “passar” teorias que possam solucionar “problemas” da prática. Vejamos o que Pennycook (1998: 24) afirma:

Na minha visão, as sociedades são desigualmente estruturadas e são dominadas por culturas e ideologias hegemônicas que limitam as possibilidades de refletirmos sobre o mundo e, conseqüentemente, sobre as possibilidades de mudarmos esse mundo. Também, estou convencido de que a aprendizagem de línguas está intimamente ligada tanto à manutenção dessas iniqüidades quanto às condições que possibilitam mudá-las. Assim, é dever da Lingüística Aplicada examinar a base ideológica do conhecimento que produzimos.

Este é também nosso entendimento: no papel de lingüistas aplicados estamos envolvidos com linguagem e educação, uma junção de dois aspectos essencialmente políticos da vida.