Nesta primeira unidade vamos conhecer os percursos de constituição da Lingüística Aplicada (LA) no Brasil enquanto área teórica e inter/multidisciplinar no sentido de se desvincular tanto a relação unidirecional com a Lingüística bem como a noção da área como campo de aplicação de teorias. Além disso, discutiremos sobre os seus objetos de estudo, seus paradigmas de investigação e o fazer pesquisa em LA. Quando somos iniciantes, nesta disciplina, e nos perguntamos: O que entendemos por Lingüística Aplicada (LA)? Na maioria das vezes, ao tentarmos definir esta área do conhecimento, associamos automaticamente a disciplina de Lingüística, ou melhor, quase sempre nos parece seguro defini-la da seguinte maneira: são os paradigmas teóricos da Lingüística levados à prática. Esta tendência de conceituação que aparece, naturalmente, nas definições dos alunos principiantes se justifica pelo conhecimento prévio dos discentes sobre a disciplina de Lingüística e pelo adjetivo “aplicada”. De certa forma, como nos fazem lembrar alguns estudiosos da área, as fronteiras entre Lingüística e Lingüística Aplicada, em determinados contextos, não estão claramente marcadas e, também, quando buscamos apoio em momentos históricos à construção de um conceito de LA, inevitavelmente, encontramos a relação entre as duas disciplinas. Assim nos resulta difícil delimitar os territórios de atuação de cada uma das duas ciências.