top
Libras V






Esse pronome é marcado com um índex referencial. Entretanto, a diferença entre a ASL e o Inglês falado, por exemplo, é que em muitos casos o que são índices não pronunciados em inglês serão declaradamente pronunciados na ASL. Assim, os autores concluem que não há contraste para pessoa em ASL.
Desta forma, ao considerar as diferentes formas que assume a configuração de mão em G (índex), sugere-se que todas essas formas podem ser variantes de um único sinal dêitico cujo ponto de articulação e orientação serão determinados pela localização real do referente no mundo.
No nível de representação fonológica, os R-índices serão realizados como locações distintas no espaço de sinalização, a não ser que se apresentem dois pronomes com o mesmo R-índice, caso em que eles deverão ser realizados no mesmo R-local. Por exemplo:

MARIAc CANSADA, IXc TRABALHAR, IXc IR SUPERMERCADO, IXc CUIDAR CRIANÇAS, SOZINHAc

Para LILLO-MARTIN & KLIMA os pronomes marcados com um R-local representam o sinal físico direcionado diretamente ao R-local. Esse sinal é interpretado como co-referente ao nominal que o introduziu. Assim, os sinais referenciais são interpretados como pares do sinal com o referente do discurso.