top
Libras V






2. Os pronomes nas línguas de sinais
A questão dos pronomes nas línguas de sinais é um assunto bastante discutido entre os pesquisadores da área. Existem diferentes visões sobre a mesma questão: o status lingüístico dos pronomes.
Para alguns autores, só existem os pronomes de 1ª pessoa, tanto do singular quanto do plural. As outras pessoas são apenas referências dêiticas, representadas pela apontação. Já outros autores assumem que não existe a categoria pronominal nas línguas de sinais, sendo todas as pessoas do discurso consideradas dêixis. Ainda, há autores que afirmam que a categoria pronominal é existente nas LSs.
Agora, será descrito como o sistema pronominal nas línguas de sinais é organizado. Cabe ressaltar que este sistema ocorre da mesma maneira nas línguas de sinais, fato que pode indicar uma característica universal das línguas de sinais.
A forma do sinal utilizado com função de pronome pessoal é realizada pelo dedo indicador (um índex) diretamente apontado para um ponto no espaço. Se o referente estiver presente na situação comunicativa, a apontação será feita diretamente para tal referente. No caso de referentes ausentes, um ponto arbitrário no espaço de sinalização será associado ao mesmo. Assim, é possível associar ‘João’, por exemplo, a um ponto específico à direita e ‘Maria’ a um ponto específico à esquerda. Então, as formas pronominais são direcionadas para esses pontos arbitrários no espaço: à direita para ‘João’ e à esquerda para ‘Maria’.