Os postulados de significado são fórmulas expressando algum aspecto do sentido de algum predicado. Eles representam um aspecto central em um dicionário semântico. Por meio deles, é possível deduzir informações sobre as relações de sentido, como a hiponímia e a antonímia, sobre restrições selecionais e anomalia (conceitos que serão explicados mais adiante). Com isso, daremos uma noção de como um dicionário semântico pode ser elaborado.
Para exemplificar o conceito de postulados de significado, observe as seguintes entradas de um dicionário semântico hipotético.
Esse exemplo expressa o fato de ‘homem’ (no sentido 1) ser sinônimo de ‘ser humano’. É uma generalização que cobre qualquer coisa a que se aplica o predicado homem1.
Entretanto, nem todas as informações que sabemos de um predicado estão expressas nos postulados de significado, mas podemos deduzir algumas coisas a partir deles. Isto porque os predicados de uma língua estão interconectados uns aos outros e podemos obter informações indiretamente a partir das relações de sentido entre predicados.