Além das classificações internas de cada sinal, ESTELITA (2006) mostra que há critérios mais gerais para a organização de uma palavra em relação à outra. Veja quais são esses critérios:
- Os sinais monomanuais são anteriores aos bimanuais. - Pode haver alteração de um quirema dentro de um parâmetro durante a realização de um único sinal. Nestes casos, os sinais sem alteração são escritos antes dos sinais com alteração. - As letras sem diacríticos são anteriores às letras com diacrítico. - O primeiro quirografema das palavras digitadas com o alfabeto dactilológico definirá a sua posição no dicionário, que será ao fim do grupo de palavras que se iniciam com o mesmo quirografema. Estas palavras serão organizadas seguindo a ordem quirográfica das Configurações de Dedos. - As palavras realizadas com soletração rítmica são anteriores àquelas com o alfabeto dactilológico e seguem a mesma ordem quirográfica das outras palavras. - As palavras que se iniciam com o mesmo quirografema serão assim hierarquizadas: as primeiras serão as palavras formadas pelos quatro parâmetros (ou três, na ausência de movimento) – estas organizadas segundo os critérios já apresentados –, seguidas das palavras formadas por soletração rítmica, terminando com as palavras digitadas com o alfabeto dactilológico.
O sistema de escrita ELiS pode ser mais uma forma de representar os sinais e pode ser utilizado como entradas de um dicionário de línguas de sinais. Para isso ocorrer, é necessário que mais surdos tenham acesso.