Assim como os outros aspectos abordados nessa unidade, a informação sobre o papel dos participantes também pode constar em entradas de dicionários. Desta forma, cada verbo da língua teria uma estrutura para papéis, indicando quais papéis devem ou podem ser mencionados em relação ao verbo.
QUEBRAR: (AGENTE) AFETADO (INSTRUMENTO) = Alguém quebrou alguma coisa. Por exemplo: João quebrou o vidro da janela com a pedra.
Conforme o exemplo, a partir das sentenças mostradas no início, os parênteses indicam que tais papéis (Agente e Instrumento) são opcionais com esse verbo. O mesmo não acontece com o papel que está fora dos parênteses (Afetado) que é obrigatório na sentença.
Com isso, verificamos que, ao descrever algum ato de ‘quebrar’, é preciso mencionar o que foi quebrado e podemos ou não indicar quem quebrou e com o que ele quebrou. Relembrando as sentenças com ‘quebrar’, em todas as três sentenças ‘o vidro da janela’ é mencionado, enquanto ‘João’ e ‘a pedra’ não são mencionados em todas as sentenças.