top
Libras I
         
 
Conforme mencionado anteriormente, as línguas de sinais apresentam dois tipos de morfologia. Um dos tipos é simultâneo e foi exemplificado pelos verbos de concordância, enquanto o outro tipo é seqüencial e foi ilustrado com o sufixo de negação da ASL. Cada um dos tipos é caracterizado por um conjunto diferente de propriedades, sustentando a afirmação de que realmente são dois tipos distintos de morfologia.
O tipo simultâneo é universal entre as línguas de sinais; pode ser encontrado em todas as línguas de sinais já estudadas. Embora o sistema de concordância não seja idêntico entre as línguas de sinais, eles partilham as mesmas características básicas: a classificação dos verbos em três grupos e as características morfológicas e fonológicas para cada grupo. Este tipo está relacionado com a cognição visual-espacial e pode ser considerado como uma representação direta de certas funções cognitivas espaciais. As marcas de concordância não estão relacionadas a palavras livres da língua e não são encontradas variações individuais na estrutura do sistema.
Já o tipo seqüencial é diferente em todas essas formas. É específico para cada língua de sinais; o sufixo da ASL, por exemplo, não foi comprovado em outras línguas de sinais. É uma construção afixal que representa a gramaticalização de uma palavra livre e é derivacional. Além disso, há uma quantidade considerável de variação individual na utilização destas formas Veja o quadro.