top
Libras I
         
 
Trabalhos recentes mostram que as línguas de sinais têm o equivalente a uma prosódia. Enquanto as línguas faladas usam o aumento e a queda do pitch da voz, volume e pausa para obter esses efeitos, as línguas de sinais aplicam expressões faciais, posturas corporais e rítmicas com forma e função similares. Por exemplo, a língua de sinais israelense (ISL) vai utilizar uma expressão facial diferenciada para perguntas sim/não e outra expressão para informações já partilhadas entre os interlocutores Veja o exemplo.
Esses são alguns aspectos próprios da fonologia das línguas que podemos identificar nas línguas de sinais. E na língua de sinais brasileira, como é a fonologia?
A língua de sinais brasileira apresenta um conjunto de unidades menores que são compostas pelas configurações de mãos (CM), pelas locações (L) e pelos movimentos (M) Observe.
O conjunto de locações restringe-se ao espaço de sinalização que inclui o tronco, os braços, o rosto e o espaço neutro a frente do sinalizante. Veja exemplos de glosas de sinais com diferentes locações em LIBRAS.