top
Libras I
         
 
É possível, também, distinguir pares similares por meio de diferenças na locação ou no movimento dos sinais. Em todos esses casos, se considerarmos isoladamente cada parâmetro, ou seja, somente a configuração de mão, a locação ou o movimento, eles não possuem significado algum.
 Essa descoberta foi muito importante, pois elevou as línguas de sinais ao mesmo patamar das línguas faladas. A partir do trabalho de STOKOE com a ASL, foi possível mostrar que a ASL também apresenta uma das características fundamentais das línguas humanas, que é a dupla articulação.
Ou seja, de um lado existe um nível de significado constituído de morfemas, palavras, sintagmas e sentenças e de outro, um nível sem significado que no caso das línguas faladas corresponde aos sons que compõem as expressões com significado e nas línguas de sinais corresponde às configurações de mãos, às locações e aos movimentos com a mesma função das línguas faladas. Esses elementos sem significados são importantíssimos linguisticamente, pois distinguem significado quando combinados uns com os outros. 
 Continuando o paralelo entre as línguas faladas e sinalizadas, as línguas de sinais também obedecem a restrições nas combinações entre seus elementos. Por exemplo, todas as línguas têm processos de assimilação, em que os sons tomam emprestados algumas ou várias características dos sons vizinhos.