Sistemas de Gerenciamento Terminológicos (SGT) são ferramentas capazes de realizar a manipulação de bancos terminológicos e recursos lingüísticos preparados para fins específicos. Para isso faz-se necessário coletar e/ou extrair termos de um corpus, formar os bancos terminológicos, gerenciar esses bancos terminológicos e fornecer um mecanismo suficientemente capaz de realizar buscas e apresentar os dados, de forma estruturada, para o usuário final. Para que possamos definir mais detalhadamente o que são os sistemas de GT precisamos primeiro definir o que entendemos por terminologia no âmbito de gerenciamento terminológico. Logo, sistemas responsáveis por gerenciar esses termos, símbolos gráficos e etc. são denominados como Sistemas de Gerenciamento Terminológico. No relatório realizado por POINTER, duas definições complementam e reforçam a utilização da palavra ‘estruturado’ quando no uso de um conjunto estruturado para o manuseio de conceitos e designações. Para essas duas definições temos: - Trabalho terminológico, ou seja, o trabalho realizado na criação ou documentação de recursos terminológicos e - a atividades terminológicas, isto é, um termo mais amplo que inclui além do trabalho terminológico, o ensino, o desenvolvimento de ferramentas e as medidas organizacionais e administrativas que envolvem o sistema terminológico.
– terminologia Para POINTER (1997) em seu relatório intitulado “Proposals for an Operational Infrastructure for Terminology in Europe” [Propostas para uma Infra-estrutura Operacional da Terminologia na Europa], terminologia (ou como chamado no plural: recursos terminológicos) é definida como: “um conjunto estruturado de conceitos e suas designações (símbolos gráficos, termos, unidades fraseológicas, etc.) em uma área específica” (http://www.computing.surrey.ac.uk/ai/pointer/report/section1.html#1).