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Estudos da Tradução II B8
         
 
2. Definição, Vantagens e Desvantagens

Sistemas de Gerenciamento Terminológicos (SGT) são ferramentas capazes de realizar a manipulação de bancos terminológicos e recursos lingüísticos preparados para fins específicos. Para isso faz-se necessário coletar e/ou extrair termos de um corpus, formar os bancos terminológicos, gerenciar esses bancos terminológicos e fornecer um mecanismo suficientemente capaz de realizar buscas e apresentar os dados, de forma estruturada, para o usuário final.
Para que possamos definir mais detalhadamente o que são os sistemas de GT precisamos primeiro definir o que entendemos por terminologia no âmbito de gerenciamento terminológico.
Logo, sistemas responsáveis por gerenciar esses termos, símbolos gráficos e etc. são denominados como Sistemas de Gerenciamento Terminológico.
No relatório realizado por POINTER, duas definições complementam e reforçam a utilização da palavra ‘estruturado’ quando no uso de um conjunto estruturado para o manuseio de conceitos e designações. Para essas duas definições temos:
- Trabalho terminológico, ou seja, o trabalho realizado na criação ou documentação de recursos terminológicos e
- a atividades terminológicas, isto é, um termo mais amplo que inclui além do trabalho terminológico, o ensino, o desenvolvimento de ferramentas e as medidas organizacionais e administrativas que envolvem o sistema terminológico.