top
Escrita de Sinais II L8B8






Tivemos aproximadamente vinte horas aula e eles conseguiram obter uma boa compreensão do sistema. Poderão prosseguir sozinhos se desejarem. A possibilidade de acesso e interação com os pais e colegas, assegura resultados significativos de aprendizagem, também para as crianças, pois cria um ambiente envolvido com o mesmo interesse. Fizeram alguns trabalhos em grupo, ou individuais, para construir um mini- dicionário, poesia e historinhas. Eles gostaram muito das aulas, pois é uma novidade, nunca haviam pensado existir uma escrita que registra a língua de sinais.
Nas aulas com crianças, a ação interessada se manifestou principalmente na manipulação dos jogos e materiais, na postura ativa de corrigir colegas que estão escrevendo no quadro, chamar o professor para perguntar, trazer e caprichar no caderno.
Os jogos didáticos são recursos importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolvem também as atitudes de comportamento, convivência, organização e participação. As crianças gostam muito de jogar.
Fragmentos do diário de campo, colhidos das experiências, que ilustram essas considerações .
Concluo essa disciplina com a observação de que as experiências realizadas, com a aquisição do SignWriting parecem guardar relação com as grandes etapas da alfabetização em língua oral das crianças ouvintes, propostas por Ferreiro que se fundamenta na teoria de Piaget.