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Escrita de Sinais II L8B8

Quanto ao ouvido, até o segundo mês, a única reação que se observa na criança é o interesse pela voz. A partir do segundo mês se estabelecem duas coordenações essenciais: coordenação com a fonação e coordenação com a visão. No segundo mês a cabeça se move em direção ao som e progressivamente, acontece uma assimilação, que iniciando pelo simples prazer de escutar progride para a discriminação e logo o reconhecimento de certos sons.
Da associação entre um som e uma percepção visual pode-se dizer que os esquemas visuais e auditivos se assimilam reciprocamente: a criança procura averiguar sistematicamente a que quadros visuais correspondem os sons ouvidos, isto acontece porque ela se esforça para ver tudo.
Uma vez adquirida a coordenação, do ouvido e da vista, a criança começa a procurar sistematicamente, a propósito de tudo, a correspondência entre os sons e os quadros visuais. Nos bebês surdos os esquemas visuais e auditivos, pela ausência desses, não podem assimilar-se reciprocamente. O bebê se esforça para ver tudo, mas chama a atenção de seus cuidadores à falta de reação aos sons ambientes. O quadro de compensação se manifesta na hiper-vigilância que caracteriza o comportamento de muitos surdos mesmo adultos.