top
Escrita de Sinais II L8B8






Dois importantes teóricos Piaget e Vygotsky , , que se dedicaram a pesquisar como surge o conhecimento chegaram à mesma crença de que ele evolui das formas elementares para as formas superiores, sendo o desenvolvimento humano, um processo de inter-relação (interação) entre o meio social e as bases biológicas. A tese principal de Piaget mostra que existe uma continuidade, entre a inteligência e os processos biológicos, que ultrapassa o condicionamento hereditário.
Piaget (1970) na obra: O Nascimento da Inteligência na Criança, usa a expressão psicogênese para falar da aprendizagem, pois acredita que esta é uma construção psicológica. Ele estudou detalhadamente, por meio da observação exaustiva de seus filhos, como se desenvolve a inteligência na criança, como se dá o processo da aprendizagem e como se constrói a representação simbólica que possibilita a ocorrência da linguagem.
Primeiro a criança manipula os objetos, depois percebe, e finalmente representa simbolicamente. Na criança pequena a atividade física é fundamental para toda a aprendizagem. Ela aprende a perceber e controlar a correção de suas próprias percepções por meio do manejo de objetos e de movimentos do corpo. Esse é, para Piaget, o primeiro estágio do desenvolvimento cognitivo, o período sensório-motor.