top
Escrita de Sinais I
Não é a surdez em si, a causa dos maiores problemas dos surdos e sim alguma das conseqüências da surdez principalmente a dificuldade e distorção da vida comunicativa que ocorrem nos casos de surdez congênita ou pré-verbal em que a criança, nascida em uma família ouvinte, fica impedida de adquirir a linguagem. Capacidades lingüísticas e intelectuais existem. Há obstrução no desenvolvimento dessas capacidades.
A decorrência lógica dos fatos apontados pelas proposições desses pesquisadores é a de que os bebês surdos precisam ser expostos, logo que a surdez é detectada á língua de sinais e a continuar com ela na escola, pois, para os surdos, ela é instrumento apropriado e indispensável a suas aprendizagens de nível superior.
Dentro das associações de surdos a falta de reconhecimento de uma identidade surda faz com que muitas vezes os surdos pensem que os ouvintes sabem mais as informações do que os surdos e esse momento está mudando bem devagar. O sujeito se constrói pelos seus contatos com o meio e vivendo situações diferenciadas de representação. As situações de poder do próprio surdo ainda são poucas se comparadas às do mundo ouvinte. Nas associações de surdos podemos observar as identidades surdas de formas diferenciadas e aparecem as lideranças e as lutas pelo poder como em qualquer outra comunidade.