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Escrita de Sinais I
O MEC está patrocinando uma grande mudança na educação dos surdos no Brasil, cujo projeto de implementação está previsto para se estender até o ano de 2010 e cujo objetivo mais relevante é a inclusão da população surda nas escolas de ouvintes. Para alcançar essa meta inicia a capacitação de professores ouvintes no uso da língua de sinais e reconhece a figura do professor e do instrutor surdos.

As lideranças surdas, embora reconheçam o avanço que constitui validar a língua de sinais, e o esforço feito pelos responsáveis pelo ensino especial para promover uma grande mudança na educação dos surdos no Brasil, pontuam que as mudanças precisam ser estruturais. O poder de decisão nas escolas e classes para surdos continua só com os ouvintes e os surdos ainda são vistos, em muitas escolas, apenas como instrutores de língua de sinais, ainda assim, substituíveis por professores ouvintes que muitas vezes, dominam muito mal essa língua. A inclusão, conceito bonito e desejável, pode funcionar como exclusão. Exclusão da plena comunicação e da real participação.

O concurso e apoio de educadores ouvintes são indispensáveis, mas esses devem estar comprometidos com as mudanças necessárias, que estão alicerçadas em paradigmas científicos comprovados e verdades já bem conhecidas, mas que, algumas vezes continuam longe da prática das escolas que recebem surdos