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Escrita de Sinais I
A partir do final do século XIX o menosprezo às necessidades dos surdos e o desrespeito às suas possibilidades foi se acentuando, pela educação equivocada, até que, com o passar do tempo, eles chegavam a ser facilmente confundido com débeis mentais.
A ação foi muito grave, pois passaram quase cem anos antes que pesquisadores ouvintes percebessem o descompasso da prática pedagógica nas escolas de surdos com as descobertas das neurociências e da psicologia cognitiva e dessem publicidade a esse fato para que as comunidades surdas tivessem o poder de começar a articular novas ações.
Os professores surdos representam para a criança surda um modelo adulto e é importante que ela possa formar o conceito de que a pessoa surda pode ser um adulto viável, pode liderar, pode agir com independência, pode exercer um papel relevante na sociedade. As sutilezas do poder e as implicações do mesmo com as responsabilidades dele derivadas, bem como a maioria das percepções importante para o jogo da vida, só podem ser percebidas e exercitadas entre iguais Sem a possibilidade de construir sua identidade a pessoa surda fica para sempre imatura e dependente