top
Escrita de Sinais I
A Federação Mundial dos Surdos FMS é uma organização não governamental em nível internacional e representa aproximadamente 70 milhões de surdos em todo o mundo que fazem parte das comunidades surdas de 123 paises. Sua principal função é a de congregar as Associações, Federações e outras Organizações Nacionais de Surdos. No Brasil a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS é sua representante e conta, por sua vez, com cerca de 130 filiadas brasileiras entre escolas e associações de surdos. O surdo politizado não se considera deficiente e sim membro de uma comunidade cultural e lingüística. Por isso é muito importante, para ele, divulgar sua língua, que é sua maior especificidade, sendo essa atualmente sua luta maior.
O objetivo das federações é servir desinteressadamente às pessoas surdas, tendo caráter educacional, assistencial e sócio-cultural. Nossos esforços tem sido pelo reconhecimento da Libras que agora já o é por lei, mas precisa ser difundida, respeitada e estudada. A comunidade surda que sofreu um grande crime, quando teve sua língua discriminada por séculos, merece o apoio dos pesquisadores e lingüistas para resgatar seu papel.
Paradoxalmente, para os surdos, no presente processo, a informação e a comunicação têm sido suas principais ferramentas. A forte coesão existente entre essa população, fruto do isolamento construído pela dificuldade de comunicação com o mundo ouvinte, forma um laço moral apertado e empurra suas lideranças a não admitir disfarces e a lutar pela sua autodeterminação.