top
Aquisição da Segunda Língua






Há pelo menos 4 conceitos muito importantes na Teoria Sociocultural. Estes são os conceitos de mediação, regulação, internalização e o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Destes, o mais importante é o conceito de mediação porque, segundo a Teoria Sociocultural, toda atividade humana –inclusive a atividade cognitiva—é mediada por artefatos simbólicos e artefatos materiais. Artefatos simbólicos são instrumentos culturais de alto nível tais como a linguagem e o letramento. Os artefatos materiais fazem a mediação da relação entre nós, humanos, e o mundo social e material em que vivemos. Os artefatos simbólicos são usados para fazer a mediação da nossa atividade cognitiva e para controlar nossos processos mentais. Esse controle é voluntário e nos permite prestar atenção a algumas coisas ao invés de outras, a planejar ações e a pensar de forma racional.

O principal artefato simbólico que possuímos é a linguagem e é através dela que nos conectamos ao ambiente físico e social a nossa volta. A linguagem também permite que nós extrapolemos o ambiente imediatamente a nossa volta e façamos referência a objetos e eventos distantes no tempo e no espaço.

A regulação é uma forma de mediação. Como explicado por Lantolf e Thorne (2007), as palavras servem para denominar objetos e ações, mas também para reconfigurar nossa percepção biológica em termos de percepção cultural e conceitos. Nos estágios iniciais do desenvolvimento infantil, os pensamentos e as ações das crianças estão condicionados às palavras dos adultos. O condicionamento do comportamento infantil à fala do adulto faz com que a criança adquira aquela fala, aquela linguagem em particular, usando essa modalidade para regular seu próprio comportamento. As crianças desenvolvem a capacidade de regular linguisticamente suas próprias ações participando em atividades que são primeiramente subordinadas – ou reguladas – por outros. O objetivo último é que a criança alcance a auto-regulação, mas há três estágios para que ela seja alcançada.