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Aquisição da Segunda Língua






2.3 A Gramática Universal

Durante a década de 1980 um outro arcabouço teórico sobre a aquisição da linguagem se desenvolveu de maneira rápida e ganhou força intelectual: a Gramática Universal. Considerando que você já tem razoável conhecimento sobre como esta perspectiva, que dá continuidade às idéias de Chomsky, explica a aquisição de L1, vamos nos concentrar no caso “segunda língua”.

Os pesquisadores que elegem a Gramática Universal (GU) como a teoria que melhor explica a aquisição de L2 se preocupam em responder a três perguntas:
  • Qual é o estado inicial da aprendizagem?
  • Qual é a natureza da interlíngua e como esse sistema se desenvolve ao longo do tempo?
  • Qual é o estado final da aprendizagem?

Vamos abordar cada pergunta por vez e iniciaremos com o estado inicial da aprendizagem de L2.

Ao se deparar com a tarefa de aprender uma outra língua, o aprendiz já tem um sistema lingüístico a sua disposição e, guiado pela GU, já estabeleceu todas as escolhas paramétricas relacionadas a sua L1. Uma parte do conhecimento da nossa L1 é transferida para a segunda língua, embora não saibamos com exatidão que aspectos são transferidos e em que grau porque essa definição depende da proximidade entre nossa L1 e a segunda língua e as circunstâncias de aprendizagem, entre outros fatores. Quando os parâmetros da L1 e da segunda língua são os mesmos para o mesmo principio, temos transferência positiva. Quando são diferentes, uma transferência negativa ou interferência pode ocorrer Veja exemplos de transferência positiva e transferência negativa.