D- A Hipótese do Insumo: A aquisição da L2 só pode acontecer se o aprendiz for exposto ao que Krashen chamou de insumo compreensível, outro construto de grande importância no Modelo. O “insumo compreensível” contém insumo linguístico que está um nível acima do nível de proficiência do aprendiz – ou seja, é um insumo rico no que diz respeito aos aspectos lexicogramaticais e, sugerimos, a todos os outros aspectos, da L2. Krashen, ao definir o termo “insumo compreensível” introduziu o construto i, em que i é o nível em que o aprendiz se encontra, e a fórmula i + 1, que se refere ao nível acima. Para que a aquisição da segunda língua ocorra de forma natural e espontânea o aprendiz precisa estar exposto a esse insumo rico e compreensível, levemente acima de seu nível de proficiência, em situações de uso da língua para a comunicação, com foco no significado. O insumo compreensível vai interagir com o dispositivo de aquisição de linguagem e, nesse caso, a aquisição é inevitável.
Há outro aspecto importante nessa hipótese. Krashen propõe que a instrução sobre as regras gramaticais da segunda língua tem pouca utilidade, pois essa informação não será utilizada quando falarmos a língua. Ele também propõe que, sendo a aquisição produto da compreensão de insumo linguistico rico e levemente acima do atual nível de proficiência do aprendiz, produzir a língua (i.e., falar, escrever) não é necessário. A produção da língua é, antes, um resultado da aquisição (e não sua causa) e forçar o aprendiz a falar quando ele não está preparado pode inibi-lo.