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Aquisição da Segunda Língua
2.2 O Modelo Monitor

O Modelo Monitor, proposto por Stephen Krashen em 1978, é uma das primeiras propostas de aquisição de L2 do período pós-behaviorista e a que mais provocou debate na área até o presente momento. Originalmente chamada de Modelo Monitor, é também conhecido como Hipótese do Insumo (Input Hypothesis) e, mais recentemente, como Hipótese da Compreensão (Comprehension Hypothesi). Krashen adota a noção do dispositivo de aquisição de linguagem e organiza seu Modelo através de 5 hipóteses sobre a aquisição de L2. São elas:

A- A Hipótese da Aquisição-Aprendizagem: Há uma diferença entre aquisição e aprendizagem da segunda língua. A aquisição é um processo subconsciente e requer o dispositivo de aquisição de linguagem, que nos é inato e que é responsável pela aquisição da língua materna (L1). A aquisição se dá de forma natural e emerge espontaneamente quando o aprendiz está envolvido em situações de interação e tem seu foco de atenção no significado. É um processo similar à aquisição de L1. Para a aquisição acontecer não é preciso nem instrução nem intenção de aprender e o conhecimento que resulta é de natureza implícita. Já a aprendizagem é um processo consciente de obtenção de conhecimento explícito sobre a L2 e é, tipicamente, o processo que se dá nos contextos instrucionais. A aprendizagem resulta de uma intenção de aprender e o uso do conhecimento aprendido exige esforço.

Esta é a hipótese mais importante do Modelo e um aspecto crucial aqui é que, para Krashen, os processos de aquisição e aprendizagem não interagem. É por essa razão, segundo Krashen, que às vezes apesar de sabermos uma regra gramatical nem sempre conseguimos aplicá-la quando estamos usando nossa L2 para fins de conversação. O conhecimento aprendido é ineficaz na conversa espontânea. Ou, às vezes, usamos uma palavra ou uma regra gramatical perfeitamente quando estamos falando a língua, mas não sabemos explicar como ou por que sabemos aquela palavra ou regra. É o conhecimento adquirido em ação.