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Aquisição da linguagem L8B8






Em PB, a criança parece marcar inicialmente o valor (a) do parâmetro do movimento-QU, uma vez que, desde suas primeiras produções até os 3 anos e 9 meses de idade, todas as perguntas produzidas por ela possuem o elemento QU no início da sentença. De alguma forma, nesta idade a criança muda sua percepção sobre o input e “percebe” que perguntas com QU in situ são possíveis em sua língua. Nesse momento, a criança efetua uma remarcação do parâmetro do movimento QU para o valor de fato encontrado em sua língua, o valor (c). A partir de então, ela começa a produzir perguntas com o elemento QU in situ, juntamente com as perguntas que ela já produzia, com o elemento QU no início da sentença.
Esta análise levanta duas questões:
(i) se a remarcação de parâmetros é permitida, como prevenimos as crianças de entrarem num ‘círculo vicioso’ infinito, marcando e remarcando parâmetros sem nunca chegar ao estágio final? (ver Dresher (1999)).

(ii) porque a criança adquirindo PB não marca, desde o início do processo de aquisição, o valor correto para este parâmetro? Ou, dito de outra forma, porque a criança marca inicialmente o valor (a) e não o valor (c)?

O problema levantado em (i) não ocorreria porque a remarcação sugerida acima obedece ao “Princípio do Subconjunto”, como proposto em Berwick (1985), O’Grady (1997) e Wexler e Manzini (1987)