top
Aquisição da linguagem L8B8






A Aquisição de Perguntas-QU em LSB

Os dados sobre a aquisição de LSB foram retirados de Lillo-Martin e Quadros (2006). São dados de duas crianças surdas, ANA e LEO, que foram expostas à LSB pelos seus pais, também surdos e usuários da LSB. As crianças foram observadas em sessões de gravação em vídeo, em que elas interagiam com os pais ou um pesquisador conhecido da criança, que era fluente em LSB. As sessões duravam entre 30 e 60 minutos e ocorriam semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. As crianças brincavam com brinquedos e livros enquanto eram gravadas. Tais dados são portanto dados de produção espontânea. ANA foi gravada entre 1;1 (um ano e um mês) e 3 anos de idade. LEO foi gravado entre 1;9 e 2;4 de idade.
Lillo-Martin e Quadros observam que, desde as primeiras sessões de gravação, várias produções de perguntas com QU in situ foram encontradas Alguns exemplos são fornecidos abaixo:
As autoras também encontraram perguntas com o elementos QU em posição inicial desde as primeiras sessões:
No entanto, as autoras não encontraram casos de QU duplicado ou QU em posição final nos dados de LEO e ANA. Os resultados da pesquisa das autoras estão resumidos na tabela , que indica a idade em que a primeira ocorrência das respectivas construções foi registrada (dados da tabela 2 de Lillo-Martin e Quadros (2006)):