Desde as primeiras sessões, a criança produz perguntas-QU com o elemento-QU no início da sentença. No entanto, a aquisição de perguntas QU só fica completa quando a criança produz perguntas com QU in situ. Essa aquisição é extremamente tardia. A primeira ocorrência de pergunta com QU in situ surge nos dados aos 3 três anos e 9 meses de idade. Apresentamosabaixo alguns exemplos de produções da criança e um quadro contendo os números sobre as produções de perguntas QU (quadro retirado de Grolla (2000:83)) O baixíssimo número de QU in situ nos dados de N. não é algo peculiar a esta criança Sikansi (1999) estuda a aquisição de perguntas por três crianças adquirindo o PB como língua materna. Nos enunciados dessas três crianças, de um total de 209 perguntas produzidas, houve apenas duas manifestações de QU in situ. Portanto, podemos dizer que as crianças adquirindo o PB usam muito marginalmente esta construção. Grolla (2000) compara as freqüências no tipo de construção utilizada pela criança e pelo adulto, usando os números apresentados em Lopes-Rossi (1996) para os dados do adulto. Em dados coletados de produções na TV, o adulto usa em torno de 30% de perguntas com QU in situ e 30% de QU no início da sentença, números bem acima dos 4% encontrados para N. Esses números indicam que a aquisição de perguntas QU em PB é lenta e difere quantitativamente do que é encontrado na gramática de sua língua alvo.