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Aquisição da linguagem L8B8






A Aquisição de Perguntas-QU em PB

Os dados discutidos abaixo sobre a aquisição de perguntas-QU em PB foram retirados de Grolla (2000). Eles são provenientes do Projeto sobre Aquisição de Linguagem do Departamento de Lingüística, IEL, UNICAMP. Eles totalizam 53 sessões de gravação, com 45 minutos cada, em áudio-tape de N., que foi gravada em sua casa, em média uma vez por semana, entre os 2;0 e os 4;0 de idade, por pesquisadores da UNICAMP. Na maioria das sessões, a mãe estava presente, interagindo informalmente com a criança. Trata-se, portanto, de um estudo de natureza longitudinal, observacional, em que não se procurou dirigir o comportamento lingüístico da criança para temas ou assuntos específicos.
Há uma grande produção de perguntas-QU em todo o corpus. Foram coletadas as sentenças que possuíam um elemento-QU no início da pergunta ou in situ, totalizando 229 perguntas. Os elementos QU encontrados foram: cadê, que, por que, o que, quem, onde, como, que N (como em ‘que roupa’) e qual. A aquisição desses elementos interrogativos ocorreu gradualmente. Ao longo de quase um ano, a criança foi apresentando novos elementos QU em sua fala: aos 2;1 há a primeira ocorrência e aos 2;11 ocorre o último elemento QU novo nos dados.