Na LSB adulta, os elementos-QU podem aparecer em diversas posições: no início da pergunta (27a), in situ (27b), no final da sentença (27c) ou duplicado, ou seja, tanto no início como no final da sentença (27d) (dados retirados de Lillo-Martin e Quadros (2006)) Considerando o parâmetro do movimento-QU exposto anteriormente, podemos dizer que a LSB fixa o valor (c), já que o movimento-QU é apenas opcionalmente realizado. Para explicar as opções em (27a) e (27c), podemos considerar que o movimento do elemento-QU pode ser para o início ou final da pergunta. Não entraremos na questão se essa opção é codificada pela fixação de umoutro parâmetro ou se é conseqüência de outras características da língua. A possibilidade de duplicação do elemento-QU também seria regulada por outros mecanismos que não o parâmetro do movimento-QU. Deixaremos esta questão em aberto na discussão a seguir. Para discussões a esse respeito, ver Lillo-Martin e Quadros (2006). Resumindo, tanto o PB como a LSB marcam o valor (c) para o parâmetro do movimento-QU. Portanto, para chegar à gramática do adulto, a criança exposta a essas línguas deverá marcar este valor do parâmetro. Nas próximas unidades, apresentaremos os dados de aquisição de crianças adquirindo essas duas línguas e analisaremos como se dá esta aquisição.
Lillo-Martin, D. e R. Quadros (2006) “The Position of Early WH-Elements in American Sign Language and Brazilian Sign Language”. GALANA Conference, Hawai. Selected Papers of GALANA.