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Aquisição da linguagem L8B8






Podemos nos perguntar se a criança sabe desta regra do inglês. Um estudo foi conduzido nos Estados Unidos, pelos pesquisadores Stephen Crain e Rozalind Thornton, em que eles entrevistaram 21 crianças, todas entre 3 e 5 anos de idade (Thornton e Crain (1994)) . O experimento consistia em eliciar sentenças com “want” e “to” e verificar em quais casos as crianças fariam a contração e em quais casos elas não fariam. Ou seja, era um experimento de produção eliciada. Existiam dois contextos, um em que a contração era lícita, como em (16) e uma em que a contração era ilícita, como em (18). Os diálogos com as crianças eram feitos com dois pesquisadores: um conversava com a criança, contando histórias e intermediando sua conversa com um ratinho fantoche, manipulado pelo segundo experimentador. O fantoche era chamado de “Ratty” e era muito tímido para conversar com adultos, mas gostava de conversar com crianças. Por isso, o investigador, que queria fazer perguntas a Ratty, pedia para a criança fazer as perguntas. Além do fantoche, o pesquisador também usava brinquedos na frente da criança para ilustrar as histórias Uma das conversas é ilustrada a seguir: