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Aquisição da linguagem L8B8






Imitação dos adultos

Uma outra hipótese sobre a aquisição propõe que as crianças aprendem linguagem imitando o que os adultos dizem, tentando repetir o que elas ouvem. Existem vários problemas com essa hipótese. Primeiramente, estudos sobre a linguagem que os adultos usam com as crianças mostram que as crianças não são influenciadas pelo estilo de linguagem usada pelos adultos. Enquanto a linguagem que os adultos usam para se dirigir às crianças é cheia de perguntas e ordens (e apenas 25% de declarativas), a linguagem usada pelas crianças é em sua maioria composta de declarativas (dados de Newport, Gleitman e Gleitman (1977)). Outro fator a ser observado é que as crianças produzem estruturas que nunca ouviram antes: elas produzem “erros”, como as formas de passado trazi e fazi, que não são produzidas por adultos e portanto não podem ser imitações. Note também um fato que mencionamos anteriormente de que as crianças ouvem um número finito de sentenças, mas produzem e entendem um número infinito delas – até mesmo sentenças que elas nunca ouviram antes. Por esses fatos, podemos afirmar que imitação não tem uma importância central no processo de aquisição de linguagem e isso por si só não pode explicar tal processo.