Entre 3 anos e 3 anos e meio, o vocabulário da criança gira em torno de 1200 palavras. Preposições e outras palavras gramaticais continuam a ser adquiridas. Entre 3 anos e meio e 4 anos, as crianças começam a usar sentenças com mais de uma oração, como orações relativas e orações coordenadas. Por volta dos 4 e 5 anos de idade, as crianças têm um vocabulário de mais ou menos 1900 palavras e já usam orações subordinadas com termos temporais, tais como “antes” e “depois”. É importante observar que por volta dos 5 anos de idade as crianças já adquiriram a grande maioria das construções encontradas em sua língua materna (como orações relativas, orações clivadas, perguntas, construções passivas, etc). Apesar de seu input ser constituído por um número finito de sentenças, a criança é capaz de produzir um número infinito delas. Isto porque o que a criança adquire não é uma lista de sentenças, mas um conjunto de regras que a permitirá gerar sentenças novas, que ela nunca ouviu antes.