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Aquisição da linguagem L8B8






Unidade 1 - PROPRIEDADES DA AQUISIÇAO DA LINGUAGEM

Considere as sentenças abaixo, ditas por N., uma criança adquirindo o português brasileiro como sua língua materna, aos 2 anos e oito meses de idade dados retirados de Grolla (2000) Nesta unidade, discutiremos como as crianças adquirem uma língua. Comecemos por observar que todas as crianças adquirem (pelo menos) uma língua, seja essa uma língua oral ou manual. Esse fato é surpreendente dada a complexidade das línguas naturais, como veremos mais abaixo. Além disso, as crianças adquirem uma língua quando ainda são muito novinhas, numa fase em que elas mal conseguem amarrar os sapatos ou desenhar em círculos. Ou seja, o processo de aquisição de linguagem, além de ser universal, é também rápido, uma vez que, por volta dos 4 anos de idade, quase toda a complexidade de uma língua é aprendida.
Considerando tal complexidade das línguas naturais, podemos nos perguntar como todas as crianças adquirem uma língua, aparentemente sem esforço algum e sem serem explicitamente ensinadas. Nesta unidade, refletiremos sobre essa questão e apresentaremos uma teoria que se propõe a explicar este processo de aquisição postulando que parte do conhecimento lingüístico é geneticamente determinada. Também consideraremos outras teorias que foram propostas ao longo dos anos e discutiremos por que elas não são capazes de explicar tal processo de aquisição.