O aspecto gramatical analisado foi o estabelecimento dos referentes no discurso com a devida utilização do espaço de sinalização. O mesmo padrão de desenvolvimento dos sujeitos de aquisição precoce se observa ao longo do desenvolvimento dos sujeitos com aquisição tardia, embora com algumas peculiaridades. O sujeito com aquisição precoce e com menos de quatro anos de exposição à língua de sinais apresenta dificuldades no estabelecimento de referentes no espaço. Em contraste, alguns dos sujeitos (16,7%) com este mesmo tempo de exposição, mas com aquisição tardia, já começam a usar algumas estratégias de estabelecimento referencial, embora de forma inconsistente. No entanto, os sujeitos de aquisição precoce atingem uma consistência significativa após um longo período de exposição à língua de sinais (83,3%), embora alguns ainda apresentem inconsistência no uso (16,7%), em contraste com apenas (35,7%) dos sujeitos com aquisição tardia, sendo que outros 35,7% deste grupo ainda não usam nenhuma forma de estabelecimento referencial, mesmo depois de estarem expostos por mais de nove anos. Veja Pesquisa