O primeiro aspecto analisado foi o tempo de exposição e a quantidade do vocabulário utilizada pelos sujeitos da pesquisa nos dois grupos de aquisição da linguagem. Os sujeitos que adquiriram a linguagem antes dos 4;6 anos de idade apresentam um processo mais estável e consistente em relação ao desenvolvimento do vocabulário. Vejam que no quadro observa-se também um desenvolvimento do vocabulário nos sujeitos de aquisição tardia; no entanto, a qualidade do desenvolvimento é muito superior nos sujeitos que adquirem a língua de sinais precocemente. O número de sujeitos com vocabulário pobre e vocabulário simples nos sujeitos de aquisição tardia é significativamente maior do que nos sujeitos de aquisição precoce em que 83,3% dos sujeitos apresentam um bom ou ótimo vocabulário, em contraste com apenas 28,5% dos sujeitos de aquisição tardia. Conforme pesquisa .
O aspecto seguinte da avaliação analisa o uso de classificadores na produção dos sujeitos avaliados.
Observa-se na síntese dos resultados apresentada nas tabelas, que todos os sujeitos de aquisição precoce atingem 100% da produção de classificadores prevista nos testes; em contraste com 50% dos sujeitos de aquisição tardia. Estes dados nos indicam que, de maneira geral, as crianças que têm acesso à língua de sinais precocemente conseguem estabelecer o uso de classificadores na língua de sinais de forma consistente. Por outro lado, nem sempre isso acontece com sujeitos que adquirem a língua de sinais tardiamente, mesmo sendo expostos à língua pelo mesmo período a que foram expostos os sujeitos de aquisição precoce.