Assim como nos estudos desenvolvidos por Singleton e Newport, o fato das crianças/adolescentes surdos estarem diante de input empobrecido/confuso/inadequado; e dessas crianças/adolescentes surdos adquirirem a língua de sinais tardiamente, não tendo acesso a nenhuma outra língua no período inicial de aquisição da linguagem, tornam este estudo muito interessante para análise do impacto do input, bem como do período crítico para o desenvolvimento da linguagem.
Os sujeitos da pesquisa foram divididos em dois grupos, aqueles que adquiriram a língua de sinais antes dos 4;6 de idade e os que adquiriram a língua de sinais depois dos 4;7 anos de idade, conforme sintetizado no quadro a seguir com a quantidade de sujeitos distribuídos em cada grupo. O terceiro grupo foi desconsiderado para a presente análise, devido ao número restrito de sujeitos. Conforme pesquisa.
A seguir apresentar-se-ão os quadros e a análise de acordo com cada variável analisada na avaliação da linguagem expressiva. Considerou-se importante analisar o tempo de exposição, pois o mesmo poderia ser um fator que determinasse a aquisição da linguagem. Os dados têm mostrado que por alguma razão alguns sujeitos, mesmo adquirindo a língua de sinais, conseguem adquirir aspectos gramaticais específicos que outros não conseguem. Talvez haja outros fatores que determinam essa possibilidade, aspecto que poderia ser explorado em pesquisas futuras.