2.2 Perspectivas para os estudos da aquisição de línguas de sinais
As investigações realizadas ao longo dos últimos 40 anos se ocuparam de analisar a aquisição da língua de sinais no contexto dos estudos da aquisição da linguagem. O estudo das línguas de sinais tem apresentado elementos significativos para a confirmação dos princípios que regem as línguas humanas. No entanto, considerando os possíveis efeitos da modalidade das línguas, constata-se que, por um lado, existem diferenças que, pelo menos aparentemente, são estranhas à lingüística convencional. Nesse sentido, os estudos das línguas de sinais representam investigações extremamente relevantes para o avanço das teorias lingüísticas. Por outro lado, as similaridades encontradas entre as línguas faladas e as línguas sinalizadas, bem como, a aquisição de ambas as línguas parecem indicar a existência de propriedades do sistema lingüístico que transcendem a modalidade das línguas. Assim, neste capítulo foram apresentadas algumas pesquisas que vêm trazendo evidências nessa mesma direção.
Os resultados encontrados nos estudos de aquisição da língua de sinais contribuem para a discussão das interfaces entre a sintaxe e a morfologia por meio do traçado do perfil de aquisição da linguagem em crianças surdas, filhas de pais surdos, bem como da identificação de categorias funcionais favorecendo a hipótese continuísta dos estudos de aquisição da linguagem.