top
Aquisição da Língua de Sinais
Os dados evidenciam que se mantém um contraste entre os sujeitos de aquisição precoce e de aquisição tardia. Embora seja observado um desempenho maior nas primeiras fases do teste em todos os sujeitos, independente do período de aquisição da linguagem, se observa diferença significativa entre um grupo e o outro. Veja quadro.

Tanto na linguagem expressiva, como na linguagem compreensiva, observou-se uma diferença significativa entre o grupo de crianças com aquisição precoce e aquisição tardia.

Os dados evidenciam que as crianças com aquisição tardia parecem não adquirirem elementos mais sofisticados da linguagem, enquanto que as crianças com aquisição precoce os adquirem. Assim, os dados apresentam evidências que indicam a existência de um período crítico para a aquisição da linguagem. O tempo de exposição à língua não é suficiente para recuperar o atraso no desenvolvimento na linguagem. A pesquisa apresentada aqui mostra que as crianças necessariamente são dotadas de uma base inata que guia o processo de aquisição da linguagem.

Os resultados dessa pesquisa apresentam repercussão nas proposições de intervenções lingüísticas para o desenvolvimento da linguagem em crianças surdas.