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Aquisição da Língua de Sinais
Os estudos relacionados com o período crítico possibilitaram uma análise do impacto do input no desenvolvimento da linguagem nos sujeitos surdos, filhos de pais ouvintes. Foi observado que os sujeitos expostos à língua de sinais brasileira mais cedo e com input consistente e prolongado apresentam um processo de aquisição da linguagem na língua de sinais normal; por outro lado, os sujeitos expostos tardiamente, mesmo diante de um input consistente e prolongado, apresentam alguns desvios na consolidação da linguagem. Isso favorece a hipótese do período sensível para a aquisição da linguagem, reforçando que as crianças necessariamente são dotadas de uma base inata que guia o processo de aquisição da linguagem.

Lillo-Martin (2008) apresenta algumas perspectivas interessantes para os estudos da aquisição da linguagem, tanto para a área específica dos estudos da aquisição da linguagem, como para a Teoria Lingüística. A autora propõe esta revisão considerando algumas categorias para a sua apresentação, uma vez que estes estudos tiveram diferentes enfoques ao longo de suas produções. Alguns estudos ocuparam-se de analisar o processo de aquisição da língua de sinais em crianças surdas, filhas de pais surdos, ou seja, em ambientes de aquisição espontânea da língua de sinais. Tais estudos verificaram que essas crianças adquirem a língua de sinais nos mesmos estágios de aquisição observados em quaisquer línguas. Esses resultados estabeleceram o paralelo entre a aquisição de línguas de sinais e de línguas faladas. A partir desta conclusão, os estudos começaram a enfocar aspectos da lingüística que pudessem trazer contribuições para o desenvolvimento teórico da ciência. A busca pelos efeitos da modalidade tornou-se importante, pois o fato de as línguas de sinais se apresentarem em uma modalidade visual-espacial poderia trazer contribuições relevantes para a ciencia lingüística. Percorrendo os 20 anos de pesquisas produzidas nesta área, Lillo-Martin apresenta algumas perspectivas para o desenvolvimento de investigações no futuro, contando com a presença mais efetiva de pesquisadores surdos. Os estudos comparativos entre as diferentes línguas de sinais, bem como as pesquisas tendo como interlocutores os pesquisadores de aquisição da linguagem em geral, parecem ser passos importantes no futuro para a continuidade das investigações da aquisição das línguas de sinais, além, é claro, de contarmos com crianças adquirindo línguas de sinais.