O último aspecto avaliado foi a quantidade de fatos narrados por cada sujeito. A história apresentada aos informantes contém 15 fatos. A proporção de fatos narrados aumenta ao longo do processo da aquisição da linguagem. Observou-se que se mantém o mesmo padrão observado nos demais aspectos avaliados, diferentemente da questão envolvendo a seqüência lógica, ou seja, o desenvolvimento dos sujeitos expostos à língua de sinais precocemente é superior ao daqueles expostos tardiamente. Veja.
De modo geral, os aspectos avaliados em relação à linguagem expressiva indicam que os sujeitos avaliados com aquisição precoce comparados com os sujeitos avaliados com aquisição tardia apresentam um desenvolvimento mais elaborado no processo de aquisição da linguagem, considerando aspectos específicos da linguagem.
A seguir serão apresentados os quadros que sintetizam os dados da avaliação da linguagem compreensiva. Os dados nesta investigação foram organizados considerando-se cada fase do teste. O desempenho nos testes aparece em cada grupo, sendo que o grupo A refere-se aos sujeitos de aquisição precoce e o grupo B de aquisição tardia. Os grupos também foram separados em sub-grupos de acordo com o tempo de exposição à língua de sinais. Então se apresentam os contrastes na evolução entre o grupo A e B e entre os sub-grupos expostos a menos de quatro anos, os com mais de quatro e menos de sete anos e aqueles com mais de sete anos e menos de nove anos de exposição à língua de sinais.