top
Aquisição da Língua de Sinais
1.5. Aquisição de interrogativas

As interrogativas na língua de sinais brasileira e na língua de sinais americana podem apresentar o elemento WH em diferentes posições na superfície. Isso tem gerado uma série de análises que podem ser organizadas em dois grupos: uma estipula a opcioanlidade do movimento WH para posição final de [Spec, CP], à direita, e a outra para a posição inicial de [Spec, CP], à esquerda. Lillo-Martin e Quadros, 2005/2007 examinaram a aquisição das interrogativas WH na língua de sinais brasileira e na língua de sinais americana para verificar se estas análises podem trazer evidências para este debate. Os resultados sustentam a proposição de que o movimento do elemento WH acontece para a esquerda em ambas as línguas.

Primeiro será apresentado uma breve revisão sobre o debate estabelecido quanto ao movimento WH na língua de sinais americana e na língua de sinais brasileira. Depois, serão examinados os dados de aquisição das línguas de sinais e, finalmente, será apresentada uma solução para as análises deste tipo de contruções.

Contextualização do debate

Há uma proposição de que as línguas faladas apresentam o especificador de CP [Spec, CP] à esquerda da sentença, mesmo em línguas que apresentam especificadores no lado direito. Na verdade, não há uma explicação real até o presente para este fenômeno ser considerado um universal, mas não pode-se subestimar a sua significância.

Nas línguas de sinais, isso parece ser um fenômeno bastante comum, ou seja, ter o elemento WH aparecendo no lado direito da sentença, mesmo que os especificadores estejam no lado esquerdo.