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Aquisição da Língua de Sinais






1.1. A aquisição da morfologia verbal nas línguas de sinais brasileira e americana

Muitos estudos têm apresentado que a aquisição da concordância na ASL e outras línguas de sinais é tardia.

Meier (2002) apresenta uma análise detalhada da aquisição da concordância verbal na língua de sinais americana, no sentido de apresentar evidências para o estatuto lingüístico da concordância nas línguas de sinais. O autor conclui que “concordância” faz parte da morfologia das línguas de sinais e é adquirida por crianças surdas expostas a língua de sinais. Meier chama a atenção para a questão do tratamento da direcionalidade nos verbos com apontação apresentando uma série de argumentos que sugerem que a direcionalidade é lingüística e envolve mais do que, simplesmente, uma habilidade de apontar (cf. proposto por Liddell). O autor apresenta os seguintes argumentos:


1) Os verbos estão restringidos a algumas entidades (sujeito, objeto direto ou indireto dependente das relações semânticas).
2) As línguas de sinais podem variar quanto à forma de preencher a falta de concordância: podem restringi-la ao uso da ordem SVO na ausência da concordância, podem passar a dispor de um auxiliar. Mesmo assim, a direcionalidade prediz em todas as línguas de sinais o licenciamento de argumentos nulos. Esse padrão é similar ao padrão encontrado nas línguas faladas. Na língua de sinais brasileira, um elemento negativo pode intervir entre o sujeito e o verbo com concordância, mas não entre um sujeito e o verbo pleno.
3) As línguas de sinais apresentam formas idiossincráticas que são previsíveis se considerarmos que o fenômeno é lingüístico, como exemplo o fenômeno da concordância dupla e da concordância singular. Na língua de sinais brasileira temos como exemplo o verbo ACUSAR análogo ao exemplo na ASL que evidencia a existência da categoria de primeira pessoa.
4) Os sistemas verbais tornam-se cada vez mais direcionais considerando estudos diacrônicos. Na ASL, por exemplo, o uso de NO relacionado com SAY-NO passou a ser produzido com concordância morfológica.
5) Nem todas as apontações são precisas, isso se aplica ao uso de plurais.